terça-feira, 18 de março de 2014

Introdução de alimentos – Dicas e Modelo de rotina alimentar

Oi pessoal!!! Estou sumida, mas é por uma boa causa, estou iniciando a introdução de alimentos e criando uma rotina alimentar para meu filhão, para poder voltar a trabalhar no próximo mês, apesar de ser muito a favor do aleitamento exclusivo até o 6 meses, não posso me dar a esse luxo, pois com 6 meses meu filho ficará aos cuidados de outra pessoa que não eu, logo minha decisão foi iniciar a introdução alimentar no finalzinho dos 4 meses, para que pacientemente pudesse participar desse momento e dar os cuidados necessários ao meu pequeno.

Hoje Matheus esta com 5 meses e 18 dias e já esta comendo bem, mas o inicio não foi tão fácil, o que só confirmou que essa introdução não deve ser feita as pressas, mas com muita paciência e amor, para que seja um sucesso para a mãe e o bebê.
Vou dar algumas dicas e contar como está nossa rotina.
Iniciando
Começamos aos 4 meses e 20 dias, na verdade a pediatra queria que eu começasse aos 4 meses, mas estava resistente, porque gosto muito de amamentar. O começo foi com laranja lima, mas ele não pegou a mamadeira, então dava de colherzinha e fui insistindo com a mamadeira até ele pegar, isso só aconteceu depois de uns 10 ou 15 dias. Por isso tenha paciência se seu filho não pegar a mamadeira de inicio. E ele tomava no máximo uns 20 ml, por vez.
·         Dar suco de Laranja Lima 2x ao dia (manhã e tarde)
·         No máximo 100 ml por vez (dar apenas a quantidade que o bebê quiser tomar, até esse limite).
·         Utilizar mamadeira, colher ou copo de transição. 
Depois de 10 dias
A pediatra pediu para depois de 10 dias iniciar as frutas, mas como ficamos um período meio desregrados com o suco eu demorei um pouco mais, vocês já notaram que eu sou péssima pra seguir as regras da pediatra né, mas só faço isso quando é algo que não afetara meu filho. Bom depois de uns 15 dias que iniciei o suco, comecei com as frutas e no começo ele comia bem pouco, coisa de 3 colherezinhas, depois foi melhorando, algumas vezes cuspia tudo e chorava, então novamente mamães tenham paciência.
·         Frutas raspadas sem pedaços (Mamão, banana, pera e maçã).
·         2 vezes ao dia, intercalando com as mamadas (manhã e tarde).
·         Manter o suco de laranja lima, ofertando após dar a frutinha, também pode ofertar suco das frutas acima.
·         Pode ser que em um primeiro momento o bebê não aceite maçã e pera raspada, então você pode cozinhar bem e bater no processador, virá uma papinha e fica ótimo.
Depois de 1 semana
Iniciamos a papinha salgada, no primeiro dia foi ótimo, no segundo dia chorou até, na primeira semana, teve umas 2 crises de choro durante a papinha salgada, mas o Matheus se adaptou bem e eu invento varias receitas, depois posso dar pra vocês aqui, são bem simples. Começamos com o almoço, o jantar vou iniciar na próxima semana, depois conto. Misture 1 cereal, 1 tubérculo e 1 legume ou dois legumes e 1 cereal e etc.
·         Iniciar apenas com o almoço, 15 dias depois começar com o jantar.
·         O que dar:
o   Legumes: Cenoura, beterraba, abobrinha, abobora e chuchu.
o   Tubérculos: Batata, batata doce, mandioquinha, inhame.
o   Cereal: Arroz, milho, macarrão.
o   Tempere com sal e um fio de azeite extra virgem ou óleo de girassol (pouquíssimo sal, apenas para diferenciar a papinha doce da salgada, ao nosso paladar deve parecer sem sal).
·         Ofertar suco ou agua após a papinha
Dicas importantes
·         Se puder mantenha a amamentação, junto com a introdução de alimentos, o leite materno é completo e amamentar é um gesto de amor. (eu vou tentar manter até onde conseguir)
·         Como armazenar leite e papinha
o   Na geladeira 8h(não coloque na porta)
o   No congelador 15 dias
·         Dê preferencia a alimentos frescos para ofertar ao seu bebê, mas caso seja necessário armazenar, obedeça à regra acima.
·         O esterilizador de mamadeira é muito bom e também serve para esterilizar a bombinha de tirar leite
·         Comprei uma bomba elétrica porque achei mais fácil de tirar, comprei uma chamada Matern Milk, muito boa e achei o preço bom.
·         Pode ser que no começo o bebê sinta falta do peito, e procure amamentar assim que comer a papinha, evite dar o peito próximo aos horários da rotina alimentar, se for necessário espere pelo menos 1h, pois o bebê sempre vai preferir o peito no lugar da papinha.
Rotina que adotei
07h30 Amamento
09h30 Papinha doce
11h30 Almoço (papinha salgada)
13h30 Amamento
15h30 Papinha doce
17h30 Amamento (futuro jantar)
19h30 Amamento
21h30 Amamento e Sono
Bom, acho que é isso boa sorte mamães e paciência!!!
Estou procurando histórias para contar no Blog, não precisam se preocupar com o texto, pois eu edito e reescrevo, caso queiram contar e também não saibam como começar, me mande um breve resumo e eu faço as perguntas necessárias para a montagem.
É muito importante dividir experiências para ajudar o outro.
Envie sua história para o e-mail: maeeafins@gmail.com

3 comentários:

  1. Oi seus posts são ótimos! Só uma dúvida, a partir do momento que você começou a trabalhar, como você fez com as amamentações? Substituiu por nan? Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi Vanessa, obrigada!
    Eu mantenho a amamentação, tirando leite no trabalho uma vez por dia, e dou mama pra ele de manhã e a noite, se durante o dia não tiver leite suficiente ele toma NAN.

    ResponderExcluir