terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Os lugares preferenciais às vezes não são tão preferenciais assim


Convivi com muitas grávidas durante a minha gestação e ouvi muitas barbaridades sobre esse tema.

Em minha opinião não deveria existir marcação de lugares preferenciais nos ônibus, trens e Metrô de São Paulo, muito menos filas preferenciais, todos deveriam ser educados de forma a respeitar as necessidades especiais das pessoas, sejam elas, deficientes, idosos, grávidas, mulheres com crianças de colo e etc.

Mesmo com os lugares marcados muitas pessoas não respeitam e eu posso falar com propriedade porque passei por isso algumas vezes durante a minha gestação e agora com o bebê a saga continua. Alguns fingem dormir, outros fazem de conta que não estão te vendo e alguns só levantam se você pedir o lugar.

Quando estava com 7 meses de gestação peguei o Metrô e estava muito cheio, a mulher que estava no banco preferencial ao lado da porta, quando me viu na plataforma tratou de fechar os olhos e fingir que estava dormindo, no mesmo dia voltando, o Metrô estava vazio e mesmo assim um rapaz antes mesmo da porta do Metrô abrir levantou-se e quando eu entrei me ofereceu o lugar, preciso dizer que o lugar não era marcado como preferencial.

O Matheus agora tem 2 meses e esses dias fui ao Shopping estava na fila preferencial de uma dessas lojas de departamento esperando o caixa chamar, quando o caixa chamou pelo próximo da fila a moça que estava na outra fila passou adiante como se não tivesse me visto com o bebê, e olha que quando cheguei à fila ela olhou bem pra mim, mas no mesmo dia fui a um Fast Food que nem tinha fila preferencial e um rapaz que estava na frente me deu seu lugar.

Seria importante explicar que a gestante além dela carregar um peso a mais, o qual o seu corpo não está habituado, se ela ficar muito tempo em pé, os pés incham e as pernas também doem, algumas tem câimbra, dor nas costas, elas cansam mais rápido, porque dependendo do tamanho do bebê o pulmão fica mais apertadinho e elas não respiram com a mesma facilidade.

Em resumo todos tem a opção de agir de forma solidária e respeitosa com o próximo, a escolha é de cada um. Não esqueça gentileza gera gentileza!

Abraços e até o próximo post.
 

Você pode pedir por um tema especifico via redes sociais (Facebook/Twitter) ou aqui nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário